quinta-feira, 26 de maio de 2011

Não está sendo fácil...

Loud and clear: você que não paga para assistir um jogo que jamais assistiria se tivesse que pagar é um fora-da-lei

Andam complicadas as coisas para que Futebol na Terra de Ninguém renove-se mais constantemente. O simpático aviso que ilustra o presente post explica boa parte do problema. O domínio original do site Rojadirecta (extensão 'org') foi detonado e mesmo com sua migração para novos endereços (rojadirecta.es ou rojadirecta.me) está cada vez mais complicado assistir jogos através da internet, principal fonte de abastecimento desse que vos escreve. Não foram poucas as tentativas abortadas porque o sinal foi cortado em meio a partida graças a ilegalidade da operação. Une-se a isso o mal-caratismo do provedor Justin, que há pouco mais de um ano resolvou deixar seus princípios de lado e vender o sinal que deveras rouba. Esse merece el paredón! Faço o blog porque realmente gosto. É trabalhoso, demorado e não raramente irritante - mas daí é culpa de minhas inabilidades e de meu equipamento caquético de informática. Mas deixaria de fazer se fosse preciso pagar para tanto. Lembrem-se: eu não sou a Maria Bethania - algo que muito me alivia, ainda que tenhamos testas similares. Mas digamos que, na hipótese de ser contemplado com uma polpuda verba da Lei de Incentivo a Cultura (LIC), como eu manteria em dias as mensalidades do pay-per-view do campeonato argentino da terceira divisão, por exemplo? Talvez a AFA me enviasse um carnê (junto com uma ambulância e uma camisa de força). Bom, na verdade eu pegaria o dinheiro do contribuinte e torraria em viagens para ver o mesmo futebol que assisto pela rede mundo afora. Mas isso não vai acontecer. Em resumo, parece estar havendo uma inversão da lógica atual das coisas uma vez que a internet tornou-se opção para acessar produtos culturais gratuitamente. Eu sou um dos últimos compradores de discos desse mundo, reconheço. Mas não ajo assim porque considero sujeira baixar musica gratuitamente. É mera questão de gosto pessoal. Quanto a filmes, não compro. Baixo, quando não está disponível para locação. Mas não compraria caso não pudesse baixar. Os DVDs oficiais estarão no lugar de sempre, se depender de mim. Da mesma forma o futebol que trago através desse blog. Ele está aqui porque é possível. O esforço de assistir está combinado ao tempo que é preciso - algo como duas horas - e ao não ao seu valor de mercado. Até porque muitas vezes a transmissão é um lixo: imagem ruim, delays constantes... Sendo assim, bloquear o sinal de um jogo da seleção da Estônia vai ser simplesmente bloquear o sinal de um jogo. Nada além. Tal ação não terá efeito algum em termos financeiros. Ah, mas também tem jogos do Manchester United e do Barcelona disponíveis através do Rojadirecta e a rede é mundial! Sim, e eles passam em canais abertos para qualquer jacu assistir. Para isso, a ilegalidade torna-se mera impertinência desnecessária. Por ora, peço paciência aos meus incontáveis seguidores (incontáveis pois sei contar somente até 10) e mantenho a promessa de seguir na luta. Como diria a Kátia,"não está sendo fácil viver assim, você está grudado em mim". Se um dia não der mais, eu serei o primeiro a avisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário